Ingredientes:
- Açucar em pó 130 g
- Farinha tipo 55 125 g
- Cremor tártaro 1 + 1/2 colheres de chá
- Extrato de baunilha 1 colher de café
- Sal Fino 1 colher de café
- Açúcar 225 g
Cobertura
- Morangos 300 g
- Tangerina confitada usar q.b.
- Açucar em pó 125 g
- Tangerinas 1 ou 2 unidade
Preparação:
Pré-aqueça o forno nos 175 ºC.
Peneire o açúcar em pó e a farinha para um recipiente.
Coloque na taça da batedeira as claras, o cremor tártaro e o sal. Bata até começar a fazer espuma.
Adicione, gradualmente, o açúcar, sem parar de bater e até este ficar completamente dissolvido nas claras, que deverão formar picos semi-firmes.
Adicione o extrato de baunilha e uma terça parte da mistura de farinha e açúcar em pó. Envolva cuidadosamente com a ajuda de uma espátula de silicone.
Adicione a restante farinha e açúcar e envolva.
Verta na forma sem untar e bata ligeiramente na bancada da cozinha, para evitar que se formem bolhas de ar no seu interior.
Leve ao forno durante cerca de 35 minutos. Faça o teste do palito.
Assim que retirar a forma de forno, vire-a de cabeça para baixo e espere que arrefeça completamente, tendo o cuidado que chaminé da forma fica suspensa e o topo do bolo não toque na superfície.
Depois de frio, passe uma faca ou espátula à volta do bolo para o soltar e transfira-o para o prato de serviço.
Prepare a cobertura, misturando o açúcar com o sumo de tangerina suficiente para obter uma pasta branca. Cubra o bolo e decore com os morangos e tangerina.
Dicas:
O cremor tártaro pode ser adquirido em lojas da especialidade ou em farmácias. Contudo, se não encontrar, pode substituir por sumo de limão. É de extrema importância não untar a forma e esta se encontrar completamente limpa de gorduras, pois só assim as claras poderão aderir às paredes da mesma e fazer com que o bolo não abata. Se não for fã de glace, pode simplesmente polvilhar o bolo com um pouco de açúcar em pó.
Bom apetite!